domingo, 4 de outubro de 2009

Corda do Círio: união,diversidade e a fé.

Mais ou menos 500 metros de corda estarão no meio da procissão do Círio de Nazaré. E perto de 10 mil fieis estarão com suas mãos atracadas na corda, pagando a promessa feita à Virgem de Nazaré ou, apenas agradecendo a graça recebida.
Tem uma corda na Trasladação (a procissão de sábado à noite) e outra no Círio mesmo, no domingo.
Os romeiros da corda vão passar o maior sufoco durante toda a procissão. Não importa isso. O que vale é segurar a corda, é pagar a promessa, é estar quase suspenso do chão mas ali, firme, pagando a promessa.
Pra garantir a vaga na corda, os promesseiros chegam na Catedral da Sé ainda de madrugadinha. Tiram o sapato, pois a caminhada é feita com os pés descalços. Homens de um lado e mulheres de outro.
São tantas mãos que a corda desaparece. E o que se vê é aquele ajuntamento de mãos, suadas e unidas pela fé. O romeiro segue com a mão firme e o coração fixo na Virgem de Nazaré e na promessa feita.
Pagar a promessa de acompanhar o Círio na corda é algo que só a fé explica.
É lindo ver os romeiros segurando a corda, no alto, cansados mas com o coração leve e em paz.
Com certeza, depois da caminhada, voltam pra casa mais felizes e com uma dose maior de esperança e generosidade na alma.

A corda é um dos maiores símbolos da procissão do Círio de Nazaré. Saiba mais sobre esse símbolo aqui.

Faltam 7 dias para o Círio e hoje é dia de poda de árvores, arrumação das casas, dar uma ajeitada na casa, no altar, na berlinda, estar presente nas mil e uma peregrinações, lavar a toalha branca de renda que ficará na janela na passagem da Santa. Com carinho e muita fé, o povo se prepara pra receber a Santinha.

(Da Redação da Artban)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...