sábado, 10 de outubro de 2009

O Círio já está instalado em nossa alma

Belém não dorme há uns 3 dias, em festas mil, bares lotados, gente chegando de barco, de avião, pela estrada e a pé. Os romeiros de Castanhal e do Nordeste paraense caminham 72 quilômetros para poder estar na Trasladação e no Círio.
Então,a cidade não dorme. Quando muito, quebra a cabeça do sono, numa cochiladinha de meia hora.

São muitas festas religiosas, profanas, Auto do Círio e muitas andanças.
Últimas hoara para a arrumação das casas, Ver O Peso lotado, jambu, tucupi, pato, açaí, maniçoba, cupuaçu para o creme, foguetório, ligar pros amigos, visitar o parente ou amigo que está no hospital. Fazer a caridade. E ir pra rua, se misturar com gente.

A cidade está na energia do Círio e a gente sente na pele que o clima de Natal está instalado na agitação e no semblante das pessoas.
Todo mundo que saiu do trabalho ontem desejou um Feliz Círio! São Boas Festas duas vezes aqui no Pará, terra abençoada. Agora e no Natal.

Fluvial -Hoje cedo tem a romaria fluvial com 150 a 200 barcos percorrendo os rios com a imagem peregrina. Logo mais à noite, a procissão da Trasladação, quando a Santinha sai em romaria da Basílica até a a Catedral da Sé, percurso que será feito amanhã no Círio.
E hoje à noite tem também a tradicional Festa da Chiquita, no Bar do Parque, com shows de carimbó e muita dança a noite toda, até quase na horinha da passagem da Santa.
Na passagem da Santa na Trasladação, à noite, muitos shows, muitos fogos e a emoção grudada em cada pessoa.

Feliz Círio é o que mais se ouve no lugar do até logo. É o desejo e a certeza de estarmos celebrando a fé,a vida e fazendo uma pausa para cuidar da alma, da fé e recarregar o ânima de esperança, alegria e muito amor. Porque a luta continua!
(Da redação da Artban)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...