domingo, 18 de outubro de 2009

Bancários da Caixa dizem NÃO ao dissídio.Greve continua e não é abusiva


Greve continua e bancários reafirmam disposição de negociar.
TST negou liminar em que a direção do banco pedia abusividade do movimento
Assembleia em Sampa



Em todo o país, bancários reunidos em assembleia na última sexta-feira, 16, nos sindicatos, decidiram desautorizar a direção da Caixa Econômica Federal a ajuizar dissídio coletivo contra os bancários e reafirmaram a disposição de negociar. A greve, que nesta segunda-feira 19 completa 26 dias, continua forte em todo o país.(a foto é da assembleia em São Paulo)

A decisão dos trabalhadores foi tomada em resposta à ação ingressada pela direção do banco na tarde da quinta-feira 15 junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). O dissídio – que solicitava liminar para “declaração de abusividade da greve” – foi negado pelo TST na tarde de sexta-feira, logo após o fim da assembleia. Leia mais aqui.

“As negociações não foram esgotadas. Os trabalhadores e o Sindicato continuam dispostos a negociar. Não será de forma unilateral que a direção da Caixa resolverá os impasses”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, integrante do Comando Nacional dos Bancários que está em Brasília – desde que a proposta da Caixa foi rejeitada, no dia 14, em assembleias de trabalhadores de todo o Brasil –, tentando buscar uma solução negociada com o banco.

“A direção da Caixa Federal está querendo forçar uma parte de seu pessoal a acabar com um processo de campanha salarial que é justo e democrático”, destaca Marcolino, lembrando que o Sindicato busca a valorização de todos os trabalhadores, indistintamente. “Os empregados da Caixa estão sofrendo com o ritmo de trabalho estressante, com os feirões de fim de semana, e isso tem de acabar. O banco precisa contratar mais e valorizar seus trabalhadores sem fazer diferenças, sem jogar uns contra os outros”, ressalta o presidente do Sindicato.

Além do Pará/Amapá, permanecem em greve várias locais como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte,São Paulo, Osasco e Região, Campo Grande, Paraíba, Mato Grosso, Sergipe,Curitiba, Piauí, Pernambuco, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ceará, Maranhão e Florianópolis, dentre outros.
(A lista completa do que está parado, confira aqui)

Conciliação – Além de indeferir a liminar solicitada pela direção da Caixa, o Tribunal Superior do Trabalho marcou audiência de conciliação e instrução para o dia 21, às 9h. Nos processos de dissídio coletivo, a primeira etapa é a tentativa de conciliação. Não havendo entendimento, o processo será julgado pelo TST.

Nova reunião

O Comando Nacional e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) voltam a se reunir na segunda-feira, em São Paulo, após a assinatura da Convenção Coletiva 2009/2010 com a Fenaban. A reunião definirá as orientações para os próximos passos do movimento dos empregados da Caixa.

Outros bancos em greve

Os trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) também permanecem em greve desde o dia 24 de setembro. Os trabalhadores dos dois bancos aguardam igualmente uma proposta que atenda às suas reivindicações específicas. O Banco da Amazônia apresentou uma nova proposta em negociação realizada na tarde desta sexta. Na base do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, os bancários aprovaram em assembleia a proposta e encerraram a greve. (leia mais aqui e aqui).

Fonte: Seeb-SP, Contraf-CUT e redação Arte Bancária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...