segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O jornalismo irresponsável. Lá e cá.

Do blog do Nassif, de hoje

Watergate tinha dois repórteres espertos – Bob Woodward e Carl Bernstein – e um editor memorável – Ben Bradlee – que filtrava todas as informações e só permitia a publicação daquelas confirmadas por pelo menos três fontes. Até hoje Bradlee é um dos símbolos do bom jornalismo e exemplo para jornalistas de todas as partes do mundo. O caso Watergate foi citado pelo comentarista Ronaldo Bicalho e ressalta a importância da apuração jornalística.

O escândalo divulgado pela Folha na sexta-feira – um artigo de um dissidente do PT, César Benjamin – acusando Lula de ter currado um militante do MEP no período em que esteve preso no DOPS, é um dos mais deploráveis episódios da história da imprensa brasileira. E mostra a falta que fazem pessoas da envergadura de Bradlee.

Pra ler toda a matéria, clique aqui.

=====

Do Arte Bancária, de ontem

No episódio, o Diário do Pará deu duas graves derrapadas ao lidar com a informação.

Primeiro, não ouviu o chamado"outro lado", ou seja, a direção do PT, para confrontar a informação que chegara à redação. Isso é dos manuais elementares de jornalismo que se pretende sério.

Segundo, atacou violentamente o Partido dos Trabalhadores ao insinuar, com texto e imagem, que o PT está metido até o talo num esquema de corrupção e compra de votos.
Para ler toda a matéria, clique aqui.

Fonte: Blog do Nassif e Arte Bancária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...