segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Centrais sindicais se unificam pelo fim do fator, reajuste de aposentadorias e salário-mínimo

CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CGTB, CTB e entidades representativas dos aposentados superaram as divergências e fecharam posição consensual em torno de:

  • defender ainda uma política permanente de recuperação dos benefícios das aposentadorias e pensões com valores superiores ao salário mínimo, com base na variação do INPC do ano anterior, acrescido de 80% do PIB de dois anos anteriores;
  • e ainda reunificar a posição das centrais pelo fim do fator previdenciário, contra a exigência de idade mínima para aposentadorias e contra a adoção da chamada média curta para cálculo das aposentadorias.

Acordo

A previsão dos dirigentes das centrais sindicais é que se chegue a um acordo com o Governo ainda esse ano, para que o índice acordado seja aplicado no começo de 2010, quando acontece também o reajuste do salário mínimo, em 1º de janeiro.

Os presidentes das centrais sindicais acertaram a realização de uma marcha unitária antes do Dia 1º de Maio, para reforçar a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas.

A atividade integrará o calendário da Jornada Nacional de Lutas. A proposta será fechada dia 20 de janeiro de 2010, quando será definida a data da passeata.

Fonte: DIAP, com redação do Arte Bancária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...