domingo, 29 de novembro de 2009

O ataque do Diário do Pará ao PT é uma boa mostra de como não se fazer jornalismo.

O Diário do Pará de hoje - que circula desde ontem à tarde - traz na manchete um título provocador: "Compra de votos agita eleições no PT". A matéria trata de um suposto esquema de compra de votos no 1o. turno do PED - o Processo de Eleições do PT, cujo primeiro turno aconteceu domingo passado, dia 22 de novembro. O segundo turno será dia 6 de dezembro e, em Belém, disputam o diretório municipal Apolônio Brasileiro e Suely Oliveira.

A matéria do Diário ataca frontalmente o PT como envolvido no suposto esquema de votos. E não ouve nenhum dirigente do Partido, seja em âmbito municipal ou estadual. Dia 22 de novembro, o atual presidente do João Batista Barbosa da Silva foi reeleito com 95% dos votos válidos. E seu telefone está sempre acessível para qualquer jornalista que o procure.

No episódio, o Diário do Pará deu duas graves derrapadas ao lidar com a informação
Primeiro, não ouviu o chamado"outro lado", ou seja, a direção do PT, para confrontar a informação que chegara à redação. Isso é dos manuais elementares de jornalismo que se pretende sério.

Segundo, atacou violentamente o Partido dos Trabalhadores ao insinuar, com texto e imagem, que o PT está metido até o talo num esquema de corrupção e compra de votos.
O PT é o partido com maior credibilidade junto à sociedade brasileira e não o é a-toa, e sim porque construiu esse patrimônio político. E construiu com gente, com milhões de brasileiros e paraenses que acreditam no PT. E que se orgulham da própria história, do PT de Lula, do PT do Pará.

O episódio com certeza vai merecer uma resposta à altura do Partido dos Trabalhadores. Resposta que, esperamos, tenha igual destaque na edição de amanhã de O Diário do Pará.

Afinal, o direito ao contraditório faz parte da prática jornalística, da ética e da vida.

E enche de orgulho quem é do Pará.

(da redação do Arte Bancária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...