sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cláudio Puty fala sobre estradas e as obras do governo do Estado para Belém

Neste bloco da entrevista concedida ao Arte Bancária em 15 de novembro, Cláudio Puty fala sobre as obras do governo Ana Júlia para Belém e os desafios de consertar as estradas do Estado.
E lança um repto: duvida que outro governo tenha feito mais pela estradas do Pará do que o governo popular.
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Arte Bancária: E pra Belém Secretário? Qual é a grande obra desse Governo pra Belém?

Cláudio Puty: A grande obra é a ação metrópole, que mais do que uma obra, mais do que os elevados Júlio César, mais do que a Nova Independência, a revitalização da Arthur Bernardes, é a reorganização da gestão do transporte metropolitano,.

A primeira fase é a construção de viadutos, a construção de vias, mas a segunda fase, a partir de 2010 e continuando pro futuro, é nós firmarmos uma parceria com nossos parceiros japoneses, que vão nos ajudar a mudar a cara do transporte coletivo em Belém.

Nós queremos instituir o bilhete integrado, o bilhete único, alguém que pegue um ônibus em Benevides chegue ao Ver -o- Peso mudando de ônibus, mas com o mesmo bilhete, assim nós não inundamos o Ver -o-Peso com ônibus vazios, criando engarrafamento, criando poluição e tudo mais. Enfim, uma revolução na gestão do transporte com vias expressas na Almirante Barroso, dentre outras coisas.

No caso, temos outra obra simbólica que é a Nova Santa Casa. Está em construção e nós estamos com a previsão de entrega do prédio em meados de 2010.

Temos obras significativas na área de abastecimento de água, vamos duplicar a produção de água em Belém. A falta de água vai ser minorada com a duplicação da capacidade de produção de água pela Cosanpa, com a modernização que nós estamos implementando.

Temos ações na área de habitação e saneamento com o PAC, obras do “Fé em Deus” na Pratinha, Pratinha das irmãs, na Taboquinha, no Pantanal do mangueirão, Riacho Doce, as obras do Tucunduba, as pessoas da Perimetral vão poder morar em melhores condições com a construção do “Residencial Liberdade”, que é um grande residencial que nós estamos construindo no campus III da Universidade Federal do Pará.

De fato que nesse Governo nós vamos fazer de três a quatro vezes mais habitações populares do que o Governo anterior. Isso é um “tipo”, um compromisso político de Governar para aqueles que mais precisam.

Então é por isso que as nossas obras são obras de caráter popular. Muito saneamento, muita habitação e muito investimento com geração de emprego, com uso inclusive de mão de obra da comunidade e uma outra está assim em Belém que não é obra.: é atitularização, é a regulamentação fundiária de área de Marinha. Nós estamos entregando títulos para pessoas que moram em área de Marinha para poderem inclusive contrair empréstimos junto à Caixa Econômica para reformar as suas casas.

Arte Bancária: E as estradas? Há muita reclamação de que as estradas estão abandonadas, cheias de buracos, tem matéria na imprensa sobre isso, o Governo fez investimento ou não fez nessa área?

Cláudio Puty: Olha, o Governo até agora já fez mais que o Governo anterior, pelo menos nas estatísticas que nós temos. Disputa de estatística de Governo é sempre uma coisa passível de crítica, mas eu desafio qualquer um a dizer qual foi o Governo que fez mais vicinais, tanto através das ações diretas, tanto em parceria com o INCRA.

Nós sabemos que o INCRA tem muito recurso para vicinais, a Governadora, por causa da parceira Federal fez muitas parcerias com os INCRAS para as vicinais, nós tivemos nesse ano de 2009 o inverno mais rigoroso da história e a crise financeira, mas mesmo assim conseguimos 80 milhões do Governo Federal para a recuperação das PAs, há várias PAs em obra no estado, a Alça Viária, o resto da PA 150, obras também no oeste do estado.

Temos agora com a possibilidade de aprovação de um empréstimo de 366 milhões lá na Assembleia Legislativa, a possibilidade de aproveitar esse verão e de fazer muito mais.

A malha viária do Estado do Pará é um eterno problema, porque nós temos problemas de balança, os caminhões ainda não respeitam o limite de peso e nós estamos implementando política – nós temos uma balança no estado – nós estamos implementando a política de colocar balanças nas rodovias estaduais.

É um estado de dimensões continentais, há malha de vicinais, de assentamentos, de reforma agrária a centenas de quilômetros das PA’s e temos os problemas do asfalto nos municípios, repassamos muitos recursos para os municípios para eles fazerem pavimentação municipal, que não é, a rigor, uma tarefa do Governo do Estado, mas sabemos das dificuldades pelas quais passaram nossos Prefeitos esses anos.

(N.R - Termina aqui a série de postagens da entrevista concedida pelo chefe da Casa Civil ao Arte Bancária em 15 de novembro de 2009.

As postagens começaram dia 18 e findam aqui. Só faltam alguns vídeos, que logo mais estarão na rede.

Textos e vídeos podem ser encontrados neste blogue, no you tube, ou no entreposto virtual do arte Bancária. Clique nele.)

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