quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banpará vai implantar o PCS em janeiro e propõe indenizar a retroatividade

Ontem, 25, foi dia de debate sobre PCS e PCC. PCS no Banpará e PCC na Caixa.

A Caixa frustrou as expectativas dos empregados e não trouxe proposta completa sobre o PCC - novo Plano de Cargos Comissionados. A notícia completa está aqui.

Já o Banpará informou às entidades que vai implantar o PCS em janeiro/2010, a partir do estudo aprovado pelo Grupo de Trabalho e propôs indenizar a retroatividade (18 de maio de 2009 a 31 de dezembro de 2009). Ficou de apresentar proposta de valores na próxima terça, dia 1o. de dezembro, às 9 horas, em nova reunião com Sindicato, Afbepa e Fetec.

O Sindicato está chamando assembleia do povo do Banpará pro dia 1o. às 18 horas.

Veja a notícia completa aí embaixo.

-----------

Entidades de classe que representam o funcionalismo, e a diretoria do Banpará retomaram o debate sobre o PCS nesta quarta-feira (25).

Falando em nome da diretoria do Banco, a diretora de Administração, Glicéria Melo, informou que é intenção do banco implantar o PCS em janeiro de 2010, nos termos do que foi construído pelo Grupo de Trabalho Paritário que elaborou o PCS. Mas quer debater uma indenização para a retroatividade, com pagamento para dezembro e janeiro. (A retroatividade é de 18 de maio de 2009 a 31 de dezembro de 2009).

Sindicato, AFBEPA e FETEC solicitaram, então, que o banco apresente os valores da retroatividade e a proposta de indenização, para que possa analisar e consultar a categoria em assembleia geral.

Vale ressaltar que, neste momento, quando falamos em PCS estamos nos referindo ao reenquadramento funcional produzido pelo GT/PCS. Após a implantação desta etapa, ainda teremos que nos debruçar sobre os critérios de avaliação e progressão funcional.

Dia 1º. – Ficou marcado para a próxima terça, 1º. de dezembro, às 9 horas, na sede da Matriz, a apresentação da proposta.

ASSEMBLÉIA DIA 1º

No mesmo dia 1º, às 18 horas, bancárias e bancários do Banpará estão convidados a participarem da assembleia, na sede do Sindicato dos Bancários, para analisar a proposta que o banco apresentará.

Pelas entidades participaram da reunião: Sindicato – Alberto Cunha, Odinéia Gonçalves e Érica Fabíola; FETEC - Vera Paoloni e AFBEPA - Kátia Furtado.

Pelo Banpará: Diretoria - Glicéria Melo e Amaury Valente; Sudep, Rosângela Brandão; assessoria, Alice Coelho.

-------

E na Caixa, a frustração

A Caixa frustrou as expectativas dos empregados e não trouxe a proposta completa para o novo Plano de Cargos Comissionados (PCC) para a negociação com a Contraf-CUT e demais entidades sindicais realizada nesta quarta-feira, 25, em Brasília. Além disso, apresentou alguns novos itens da proposta que vão contra as reivindicações dos trabalhadores e representariam retrocessos.

Os negociadores do banco informaram que não conseguiram encaminhar a proposta pra avaliação do Conselho Diretor da empresa na última reunião deste órgão, realizada nesta terça-feira. Assim, o banco repassou os pontos já apresentados aos bancários durante a campanha salarial da categoria, com algumas novidades.

O primeiro retrocesso trazido pelo banco diz respeito à questão da jornada. A empresa afirmou que pretende resolver essa questão antes da implantação do novo plano, chamado por ela de Plano de Funções Gratificadas (PFG). A proposta do banco é a definição de jornada de oito horas para algumas funções e de jornada de seis horas para outras, sendo que estas últimas teriam salário proporcional, acarretando em redução dos rendimentos dos trabalhadores.

Além disso, o banco afirmou que considera que algumas funções sem controle de ponto, como a de Gerente Geral, seriam "Sem jornada definida", ou seja, sem direito a hora-extra. Por fim, o banco afirmou que pretende manter a discriminação contra os empregados que não saldaram o Reg/Replan, impedindo sua migração para o novo plano. Para isso, o banco pretende viabilizar junto à Funcef a reabertura do saldamento do plano.

Mais informações sobre o que rolou na Caixa, clica aqui.

Fonte: Seeb-PA/AP, Fetec-CN, Afbepa e Contraf-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...