sábado, 24 de setembro de 2011

Greve a partir de terça 27. Na segunda tem negociação com Banpará e BASA

A partir da próxima terça 27, a categoria bancária em todo o país entra em greve. Na sexta 23, houve mais uma rodada de negociação entre o nosso Comando Nacional - coordenado pela Contraf-CUT - e a Fenaban. Nessa rodada, os bancos ofereceram 8% de reajuste, o que significa apenas 0,2% sobre os 7,8% que o Comando e as assembleias de todo o país rejeitaram.

Banpará e Basa - Nesta segunda 26, há duas rodadas de negociação em Belém. Pela manhã é com o Banpará e à tarde, com o Banco da Amazônia. Os dois bancos que têm Matriz em Belém, apresentarão propostas ao movimento sindical sobre reivindicações específicas.
 Assembleia dia 26 - À noite, na sede do Sindicato dos Bancários, assembleia organizativa da greve.

Fala, Carlão - Para o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, "o índice de 8% significa um aumento real de apenas 0,56%, muito abaixo da reivindicação de 12,8% (5% de ganho real mais a inflação). A proposta também não contempla a valorização do piso da categoria e não aumenta a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. "É uma proposta muito baixa, especialmente se comparada aos elevados lucros alcançados pelos bancos no primeiro semestre, que chegaram a mais de R$ 27,4 bilhões", diz Carlos Cordeiro.

Além disso, a nova proposta também não traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho. "Queremos mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes, dentre outros pontos", destaca o dirigente sindical.

"Desde o início apostamos no processo de negociação, mas, com essa nova proposta, vamos intensificar a mobilização da categoria em todo o país para realizar uma greve ainda mais forte que a do ano passado, a fim de arrancar dos bancos uma proposta decente", defende.

Clique aqui para acessar a íntegra da proposta feita pelos bancos na sexta 23 e já rejeitada pelo nosso Comando Nacional.

Banpará - Na reunião desta segunda 26, pela manhã, o Banpará ficou de apresentar respostas para os seguintes tópicos já debatidos na mesa de negociação: 
ARTIGO 18 – TEMPO DE SERVIÇO/ANUÊNIO
ARTIGO 19 – CESTA ALIMENTAÇÃO E tíquete REFEIÇÃO AOS APOSENTADOS
ARTIGO 25 – ISONOMIA (licença-prêmio)
CLAÚSULA 27 - ISONOMIA PARA O SAC
ARTIGO 30 – INCORPORAÇÃO DE 10% DA COMISSÃO
ARTIGO 32 – DESCOMISSIONAMENTO (3 ciclos avaliatórios, um a cada 6 meses)
ARTIGO 55 – VEDAÇÃO DA GUARDA DAS CHAVES POR FUNCIONÁRIOS
ARTIGO 58 – VÍTIMAS DE ASSALTOS E SEQUESTRO
ARTIGO 60 – ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA, MÉDICA E FINANCEIRA PÓSASSALTO
ARTIGO 103 – FREQUÊNCIA LIVRE PARA AFBEPA
Banco da Amazônia - Também para o dia 26, segunda à tarde, o BASA ficou de apresentar respostas para as cláusulas econômicas e também para as seguintes reivindicações:


ARTIGO 21 - AUXÍLIO - FILHOS COM DEFICIÊNCIA 
ARTIGO 52 - FUNCIONAMENTO DAS AGÊNCIAS 
ARTIGO 66 - ASSÉDIO MORAL/VIOLÊNCIA ORGANIZACIONAL  
ARTIGO 68 - DA MANUTENÇÃO DOS SALÁRIOS E DA COMPLEMENTAÇÃO DO  
AUXÍLIO-DOENÇA PREVIDENCIÁRIO E ACIDENTÁRIO 
ARTIGO 104 - COMISSÃO DE SEGURANÇA BANCÁRIA  
Além de artigos aditivos à CCT FENABAN, como:
ARTIGO 2º ANUALIZAÇÃO DE LICENÇA PRÊMIO 
ARTIGO 3º - AUSÊNCIAS ABONADAS 
ARTIGO 4º – CONVERSÃO DE FALTA JUSTIFICADA NÃO ABONADA 
ARTIGO 5º – INCORPORAÇÃO DE 10% DA COMISSÃO 
ARTIGO 7º – CARÊNCIA DE INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
ARTIGO 18 – PONTO ELETRÔNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...