quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Banpará vai responder sobre cláusulas econômicas só no dia 21 e traz cronograma sobre o acordo de 2010. Pouco avanço

 
 A segunda rodada de negociação, dia 14 à tarde: poucos avanços, como se as reivindicações da categoria não tivessem importância. Novas reuniões dias 19 e 21, das 4 às 18 h, na Matriz do banco.
Time de futebol de salão do Banpará vai estar na final do Campeonato dos Bancários. Joga contra o tri campeão Milan, do BASA. É nesta sexta 16, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, às 21:30.

A segunda rodada de negociação com o Banpará, havida ontem à tarde, avançou pouco. Como ainda não há resultado de índice salarial da mesa entre Comando Nacional e Fenaban, o Banpará transferiu a resposta sobre itens salariais para o dia 21, às 14 horas. E apenas apresentou cronograma para cumprir o acordo coletivo 2010/2011, nos itens que o Sindicato dos Bancários do Pará questionou na justiça o não-cumprimento, dentre os quais a instalação do ponto eletrônico. Iniciou a debater a minuta, do artigo 11 ao 27. Acompanhe toda a pauta do Banpará, clicando aqui.

Dois pesos e duas medidas - Ao mesmo tempo em que não demonstra ter se preparado para responder às reivindicações justas do funcionalismo contidas na minuta de reivindicação e entregues ao abnco desde 24 de agosto, a diretoria do banco tem tomado medidas que nos parecem injustas e despropositadas, como a de descomissionar os engenheiros da (Sulog-Geeng) e, ao mesmo tempo, comissionar os engenheiros da Sudes, em portaria recente. A medida é no mínimo estranha pois o banco é só um, a mesma Matriz, e o curso de engenheiro é igual nas duas situações.

Ora, como pode um engenheiro civil ser gerente e o outro não? Qual o critério para comisisonar uns e descomissionar outros? Por que dois pesos e duas medidas? Vamos questionar o assunto na rodada do dia 19 e também a razão de ser criada uma comissão de fiscalização para o andamento das obras de engenharia. Fica aqui registrado o início do questionamento. E voltaremos a este assunto.

Saiba o que foi apresentado ontem pelo Banpará:

1. Ponto eletrônico:  cronograma apresentado, deverá estar efetivamente implantado até janeiro/2012. Até dia 30 deste mês deverá ser adquirido o sistema tecnológico para viabilização do ponto. Relógios deereão ser adquiridos até 30/10 e teste piloto, até 30/12. O pregão eletrõnico que dá origem ao processo é

2. Cartão de autógrafo digitalizado: O banco informou que já tem 20% dos cartões digitalizados e que em mais 90 dias conclui todo o serviço. Na próxima semana( de terça a quinta) será digitalizado todo o cadastro da Ag. Pedreira e, em seguida, o da Ag. Senador Lemos. Informou ainda que no Aviso Circular interno do banco nº 196/2011 há maiores informações sobre o assunto.

3. Incentivo à atividade física (abono academia) - O banco estuda um ressarcimento pelo não cumprimento da cláusula de abono academia e informa que a procura por academia é pequena e que essa baixa procura também se dá na terapia holística. O tema voltará à mesa de negociação.

4 – Segurança bancária (guarda das chaves)  -O Banco respondeu a essa pendência do ACT 2010/2012 dizendo ter realizado estudo de viabilidade de contratação de uma empresa para fazer a guarda das chaves das agências e PABs, mas que não possui condições financeiras para implementar tal medida devido aos altos custos. Dessa forma, as entidades sugeriram que o Banco procure outras alternativas para viabilização da proposta, semelhante ao que ocorre em outros bancos.



5 – Aprimoramento das áreas de engenharia e medicina do trabalho: O Banco informou que já criou o núcleo específico de segurança, o qual é atrelado diretamente à presidência do Banpará. Em relação à reestruturação e fortalecimento do Sesmt, o Banco disse que fará concursos para médicos do trabalho, engenheiros elétricos e agrônomos, e que haverá contratação de mais psicólogos para o setor.

6 – Plano odontológico: O banco vai fazer o mesmo procedimento que foi adotado para a escolha do plano de saúde.

Hoje tem negociação sobre PCS - às 15 horas, na Matriz do Banco, Sindicato, Afbepa e Fetec-CN reúnem com a diretoria do banco sobre PCS.

E dias 19 e 21, das 14 às 18 horas, em duas novas rodadas, debatermos toda a pauta de reivindicações específica do funcionalismo do Banpará. 

Sem preparo - Avaliamos que o banco não se preparou para a mesa de negociação com o cuidado e a atenção que o funcionalismo reivindica e merece. Como nada vem de graça e sem luta, entendemos que é necessário pressionar o Banpará a apresentar uma proposta respeitosa e justa com os anseios da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...