quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novo Pcs do Banpará: a velha guarda finalmente soltou o grito preso na garganta!


Em algum momento na vida dos bancários do Banpará, alguém na diretoria gritou "estátua"! e a vida funcional dos colegas do banco parou, congelou, ficou tipo estátua.Ali, sem ir pra qualquer lugar.

Não, não era brincadeira de criança, mas uma dura e cruel realidade suportada por 20 anos sem promoção, sem o devido aumento no salário pelo tempo de trabalho, sem perspectiva de carreira. Foram tempos difíceis, manobrados com muito equilíbrio e muita vontade de driblar as dificuldades. Garra que está no DNA de quem é Banpará e de quem lida há tempos, há décadas com a adversidade sem perder a alegria de ser.

Duas décadas formam uma geração, até mais de uma, forma cumplicidade, companheirismo e até amizade.
Foi assim pensando e olhando para aquela multidão de 250, 300 bancários presentes ontem à noite na assembleia memorável que aprovou o PCS e a indenização da retroatividade, que chamei, carinhosamente, essa companheirada de "velha guarda".

Porque não era a simples aprovação de uma proposta contra outra.

Era a aprovação de toda uma história de lutas que passamos juntos. Era o resultado da construção coletiva, com diálogo e participação bem ali, na nossa frente, desfazendo duas décadas de injustiça.

E marcando o belo início da retomada na carreira,do realinhamento salarial e de progressão funcional. Nessa hora, os Titãs cantaram no meu ouvido: "Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder".

E eu construí, defendi e votei na proposta, assim como a imensa maioria da assembleia também o fez.
Porque aquele erguer de braço era o símbolo vivo da nossa luta, do resgate do nossos sonhos na vida funcional. Nós, da velha guarda, já ajudamos a manter o banco como um banco público do povo do Pará; já abrimos mão de 20% de salário no tempo das vacas esqueléticas, e estamos aqui, firmes e fortes, com alegria e na luta. Agora, para retomar a carreira congelada por duas décadas.

Repito: foram duas décadas sem carreira, sem justiça na vida funcional, lutando pra reequilibrar o banco, andando muitas vezes no fio da navalha. E ali, na nossa frente, como fruto da pressão, da luta e da capacidade de negociação, estava finalmente o sonho do novo PCS, a partir da indenização da retroatividade.

Era erguer a mão e celebrar a vitória que é de todos nós e, em especial da velha guarda que tanto esperou, que tanto lutou e que em janeiro, vai ter o reenquadramento do salário e nos moldes do que foi construído no Grupo Paritário de Trabalho, que é outra enorme conquista da luta do funcionalismo.

Quando o presidente do Sindicato anunciou o resultado da votação, foi da velha guarda o vigor juvenil que contagiou a sede do Sindicato. A velha guarda vibrou. Vibrou de emoção, com pulos, abraços e gritos de pura alegria.Mostrou sua força e soltou o grito preso na garganta por duas décadas.

Porque ali se comemorava o começo da libertação de um tempo sem PCS, sem possibilidade de sonhos, um tempo de vazio na vida funcional. Uma conquista nossa e não da justiça do trabalho, pois o Poder Judiciário, infelizmente, na grande maioria das vezes não está ao lado dos trabalhadores, na hora do vamos ver.

Ali se celebrava um processo de aprendizado construído pelas nossas representantes no Grupo de Trabalho e negociado com as entidades a cada item substantivo, como a da indenização do retroativo, em que Sindicato, Contraf, Afbepa e Fetec estiveram juntos e com grande capacidade de diálogo e entendimento com a direção do banco.

A grana do retroativo sai dia 15 de dezembro e o reenquadramento, na folha de janeiro e, com ele, é retomado um caminho que tava perdido e que a luta, a unidade e a negociação reconquistaram.

É finalmente, o começo da inclusão funcional, um princípio de resgate dos nossos sonhos de vida enquanto classe trabalhadora.

Amanhã, é dia de retomar todos os trabalhos, inclusive o do Grupo Paritário do PCS.

Mas só amanhã.

Porque hoje, meu povo, hoje é dia de agradecer a Deus e de comemorar muito a vitória e a decisão, sábia, de aprovar-já a proposta. Afinal, ninguém aguenta esperar mais 20 anos. E como disse Vandré,"quem sabe, faz a hora não espera acontecer"!

Comemoremos muito, porque nós merecemos!

E é muito bom sentir e curtir esse gosto de vitória na boca e no coração!

Com certeza, com essa mais conquista, depois do belíssimo acordo coletivo deste ano, 2010 pode vir quente, que nós estamos fervendo!

Um abraço muito carinhoso em cada colega, dos novatos até cada um da velha guarda. Dos que estavam na assembleia, dos que não puderam estar lá, mas estão na sintonia do afeto e da luta de todos os dias.

Continuamos juntos e fazendo história. Na luta, na unidade e no diálogo.

Vera Paoloni
(foto de arquivo do Seeb-Pa/AP)

6 comentários:

  1. Meux queridox (ax);

    Parabéns a todos pela bela conquista.

    Vocês merecem.

    Abraços,

    Abelha
    (diretor da Contraf-CUT)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Veroca, a você e a todos os companheiros paraenses que fazem a luta cotidiana no Banpará e em toda a categoria bancária.
    Abração,
    Rosario Braga.
    (Diretora Fetec-=NE e CUT-MA. Bancários CIT/CTB MA)

    ResponderExcluir
  3. Querido Abelha,

    O Arte Bancária e toda a redação deste blogue agradecem a carinhosa visita.
    Venha sempre. Este espaço também é seu.
    Abração,

    ResponderExcluir
  4. Rosário, mana querida,

    obrigadíssima pela visita e pelo carinho d eirmã e companheira. O Arte Bancária e a companheirada do banpará agradecem a saudação de tão valorosa guerreira.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Fico muito feliz por todos vocês e a demonstração de garra, persistência e luta sempre foi fundamental nas conquistas dos trabalhadores.

    Parabéns a todas as pessoas envolvidas.

    Um grande abraço

    Jair
    (FENAE)

    ResponderExcluir
  6. Jair,

    o Arte Bancária agradece a ilustre e querida visita.

    E obrigada pelo apoio do movimento sindical em todo o país a essa luta, por melhoria de vida e condições de trabalho, que é coletiva.

    Volte sempre. A casa é sua, camarada
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...