sábado, 16 de janeiro de 2010

Como viver mais e melhor

Do blog do Castagna Maia. Sobre o foguete no organismo que é a vitamina C.


Li, há pouco, o livro do Dr. Linnus Pauling “Como Viver Mais e Melhor”. Trata-se de um homem que ganhou DOIS prêmios Nobel: o de química e o da paz.

II
O livro é extraordinário. Fala, essencialmente, de algumas vitaminas, particularmente a Vitamina C. Os dados apresentados são impressionantes. E Dr. Linnus Pauling frisa, a cada momento, que há pouco interesse na divulgação dessas vitaminas: é que não mais são patenteáveis pelos laboratórios.

III
A Vitamina C é um foguete instalado no sistema imunológico. Ele recomenda chegar até o limite da dosagem – aquele até o qual o funcionamento do intestino não é alterado. No mínimo 4 gramas ao dia, podendo chegar a 16, ou 20, ou até mais, tudo dependendo do que se está querendo combater e de não alterar o funcionamento do intestino.

IV
As pesquisas são impressionantes. Até mesmo no caso de crianças com deficiência mental há registro de aumento significativo do QI, de 20 a 30 pontos. Acima de tudo, o combate aos radicais livres e a elevação significativa do sistema imunológico.

V
Segundo o autor, é vitamina de baixíssima toxidade. A recomendação é de que se tome no máximo um ou dois gramas por hora, que é o que o organismo consegue assimilar. Acima disso, acaba eliminando pela urina. Vi uma pesquisa, que acho que devo mencionar, de que a Vitamina C não deve ser utilizada por quem está fazendo quimioterapia, justamente porque é antioxidante, e a quimioterapia pressupõe oxidar. Fica o registro.

VI
A dica é do livro, não um receituário de vitaminas. A idéia é de que cada um pegue o livro em uma biblioteca, ou compre. Há informações valiosíssimas do Prêmio Nobel de Química.

A íntegra do artigo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...