sábado, 1 de maio de 2010

Eleições bancários: chapa 2 se nega a apurar votos


Os bancários e bancárias do Pará e Amapá deram uma grande mostra de organização da categoria e disposição de exercer seu direito de voto. Apenas um dia após o término da votação a Comissão Apuradora pode constatar que as urnas de Belém somadas às urnas que foram enviadas de outros municípios atingiram o quorum previsto no estatuto, permitindo o começo da apuração dos votos.

A Comissão Apuradora informou que os trabalhos poderiam ser iniciados e ouviu as chapas acerca dos critérios de apuração. A Chapa 1 entende que todos os critérios para a apuração devem ser definidos antes do começo da contagem de votos. Propusemos que os votos em separado fossem conferidos pela lista de sindicalizados, visto que a categoria bancária preza pelo amplo direito democrático de exercer a sua vontade, e votar em mais de uma urna seria uma demonstração de falta de respeito pelos princípios democráticos, a qual não cabe em nossa categoria.

A outra chapa inicialmente concordou com nossos argumentos, propôs que fosse assinado um acordo entre as chapas, comprometendo-se com o resultado das urnas, no que concordamos plenamente. A mesa apuradora preparou-se então para o início dos trabalhos. Inexplicavelmente os integrantes da outra chapa voltaram atrás e começaram a se utilizar de diversas manobras para impedir a abertura dos trabalhos. Mesmo com seus apoiadores gritando na quadra do sindicato para que os votos fossem apurados, algumas lideranças da outra chapa decidiram por não aceitar o inicio da apuração, causando decepção em seus apoiadores e estranheza em toda a Chapa 1, bem como em todos aqueles que prezam pela democracia.

Não podemos aceitar com naturalidade o fato de que enquanto não havia quorum eles queriam apurar, colocando em risco o tão duro processo construído pelos bancários e bancárias. Agora, atingido o quorum, recusam-se a dar inicio aos trabalhos, procurando ganhar tempo para repensar suas estratégias.

Nossa posição é de que sejam definidos claramente os critérios de contagem de votos e seja brevemente iniciada a apuração, dando à categoria a voz que está sendo sufocada pela outra chapa.

Chapa 1 - A Chapa da Unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...