segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que o correspondente bancário é nocivo à sociedade. Queremos bancos e serviços em todos os municípios.


Quem não pode ir à audiência pública ocorrida na Câmara dos Deputados, em Brasília, a 16 de agosto, pode assisti-la aqui. A fala do presidente da ContrafCUT, Carlos Cordeiro/Carlão, está dividida em três partes e é um excelente conteúdo sobre o que pensa a categoria bancária acerca dos correspondentes e do papel do Banco Central que tem agido como um sindicato nacional dos bancos e não como um ente público a serviço do Brasil e dos brasileiros. O Arte Bancário recomenda que se assista aos vídeos.

Na audiência pública, Carlos Cordeiro/Carlão, defendeu o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 214/2011, do bancário e  deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções do Banco Central ao ampliar/escancarar as funções do correspondnete bancário, precarizando o trabalho e concentrando mais lucro aos bancos, sem prestação correta do serviço bancário à população.

Nós bancários e bancárias de todo páis, queremos a universalização dos serviços bancários e que em todos os municípios brasileiros tenham uma agência ou um posto de atendimento bancário, com serviços acessíveis a toda a população, sem discriminação, com juros baixos, número suficiente de bancários e segurança à categoria e à clientela.

Nem a propósito dessa luta para que tenhamos bancos em todos os municípios, hoje, em Bom Jesus do Tocantins, região sul/sudeste do Pará, a população interditou a BR 222, exigindo a reabertura da agência do Banco do Brasil naquele município. Quem conta os detalhes é a diretora do Sindicato dos Bancários do Pará, Heidiany Katrine Moreno, em seu blog.


População de Bom Jesus do Tocantins Bloqueia a Br 222 para reivindicar a reabertura da agência do Banco do Brasil que foi explodido dia 20 de abril deste ano.

Desde as seis horas da manhã de hoje a população de Bom Jesus do Tocantins está interditando a passagem de carros na Br 222, o motivo do protesto e a reabertura do Banco do Brasil que foi explodido dia 20 de Abril deste ano, o prefeito já tomou todas as alternativas possíveis e cabiveis, mas o banco ainda não deu retorno, inclusive a área para funcionar o novo banco já esta reformada a três meses, onde a prefeitura também paga o aluguel.Os moradores alegam que estão tendo que realizar atividades bancarias em Marabá ou Rondon o que fica muito complicado pela distância geográfica entre os municípios, o ato recebe o apoio da associação comercial do município. O sindicato dos bancários também apoia a ação é estará indo em loco pela diretora Heidiany Moreno, " visto que o banco é uma concessão publica ou seja, tem que dar o devido retorno a população que está pagando pelo serviço, é isso não está acontecendo no município".frisa a dirigente sindical.


A luta para exigir a presença de bancos e postos de atendimento bancário em todos os municípios e demonstrar a novicidade dos correspondentes bancários tanto à segurança do cliente, como ao emprego decente, é a grande luta a ser travada este ano, na campanha nacional dos bancários, além do reajuste, PLR, saúde, segurança e condições de trabalho.

Um comentário:

  1. O Município de Bom Jesus virou um caus sem agência Bancária. A alternativa de ir a agências de Cidades vizinhas tem se tornando cada dia mais perigoso.. O descaso que tem sido tratado a nossa cidade é imenso.. Vamos Bom Jesus Lutar por nosso direitos..
    Infelismente no Nosso país as 'coisas' só funcionam assim com protestos e manifestações, que vergonha Brasil..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...