quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CUT e sindicatos lutam com firmeza para ampliar direitos, mas todo cuidado é pouco com a Comissão do Trabalho na Câmara

Caravana sindical em Xinguara-Pará, agência do BB

Continua a caravana do Sindicato dos Bancários no sul e sudeste do Pará. Tempo de arredondar os textos das minutas específicas (Banpará e Basa) e preparar a semana que entra. São dias de intensa preparação da mobilização da campanha salarial 2011 e também da pauta de reivindicações da classe trabalhadora que movimenta a CUT, Contraf-CUT, Sindicatos e Federações. Ontem, a CUT marchou sobre Brasília. Leia o resumo.

Saiba como foi a marcha da CUT em Brasília, ontem:

Asco e fiasco - A CUT armou tenda e marchou firme juntos aos 3 poderes. Na Comissão do Trabalho da Cãmara dos Deputados, um asco e fiasco contra os trabalhadores, pois "numa afronta ao bom-senso e às mínimas normas de civilidade, com constantes e reiterados atropelos e abusos, a Comissão de Trabalho da Câmara Federal, sob a presidência do deputado Sílvio Costa (PTB-PE), decidiu por 17 votos a 8 não ratificar a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que protege o trabalhador contra a demissão imotivada.

A solicitação enviada ao Congresso pelo governo Lula tem por objetivo garantir ao trabalhador condições mínimas de proteção e segurança que nada tem a ver com “estabilidade” compulsória, como tentaram vender os parlamentares direitistas". Leia mais aqui.


CUT defende a regulamentação da Convenção 151, da OIT
- A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, recebeu lideranças cutistas. Estas defenderam a regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalhl), que dispõe sobre a negociaçãpo coletiva no setor público.
Leia mais aqui.

Ministra Gleisi e presidente do TST prometem ajudar pelo fim do imposto sindical - A ministra Gleisi Hofmann recebeu a CUT e
garantiu que vai reunir todas as pendências na Casa Civil que foram cobradas pela Central, e providenciar encaminhamento.

O presidente da CUT, Artur Henrique, lembrou que o projeto de lei que acaba com o imposto sindical e que cria em seu lugar a contribuição sobre a negociação coletiva, a ser aprovada em assembleia, deve ser encaminhado ao Congresso pela Casa Civil.

O fim do imposto e a criação da contribuição negocial foram objeto de um acordo público e documentado entre todas as centrais, em 2008, após o reconhecimento legal das entidades. Esse acordo foi assinado no Ministério do Trabalho e, pelos trâmites do Executivo, deve passar pela Casa Civil antes de ir ao Congresso. Leia mais aqui.

A CUT reuniu também com o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), João Oreste Dalazen, que foi enfático ao defender o fim do imposto sindical. Ele se colocou à disposição para ajudar a CUT nessa luta. Leia mais aqui.

============

Solidariedade
e parabéns!

  • Toda a solidariedade do Arte Bancária à companheira Cristiane Aleixo e família. O pai de Cristiane foi submetido a delicada cirurgia de transplante de medula, em São Paulo, num tratamento prolongado contra o câncer. Força, Cris!
  • Toda energia ao companheiro Sílvio Farias Jr. que, amanhã, acompanha sua esposa, Liza, em cirurgia uterina que garantirá gravidez com sucesso. Muita luz ao casal e ao bebê.
  • Também, um abraço carinhoso ao diretor do Sindicato e companheiro Bruno Cruz, que vai ser papai d enovo neste mês de agosto. Parabéns, bruno e parabéns a todos os leoninos e leoninas que aniversariaram e aniversariam neste período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...