segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Itaú e Santander demitem 3.304. Confira a agenda da semana

Começa a semana com a informação de que os bancos Itaú e Santander fecharam 3.304 postos de trabalho no segundo trimestre deste ano, segundo a Subseção do Dieese da Contraf-CUT. A informação consta nos balanços semestrais publicados nos últimos dias. O Itaú cortou 2.290 empregos e o Santander, 1.014. Isso, num momento em que a economia brasileira vai vem e os bancos, melhor ainda.

Apesar de ganhar o prêmio de banco mais sustentável do mundo, conferido pelo jornal britânico Financial Times, o Itaú encerrou o mês de junho com 107.546 trabalhadores. É uma redução de 2.290 empregos em relação aos 109.836 que a instituição tinha no mês de março.

Já o Santander, banco espanhol, fechou o mês de junho com 53.361 trabalhadores. Isso representa uma redução de 1.014 postos de trabalho diante dos 54.375 que o Santander tinha no mês de março.

No primeiro semestre, o Santander lucrou R$ 4,154 bilhões, um crescimento de 17,7% frente ao mesmo período de 2010. Isso significa que o banco no Brasil passou a responder por 25% do resultado mundial do grupo, superando a participação de 13% da matriz na Espanha.

E tem mais estas notícias:

  • Banpará - Diário do Pará de ontem, domingo 7, botou na capa, como manchete, que o Ministério Público do Pará vai pedir intervenção no Banpará, por este não ter enviado documentos referentes às fraudes na Assembleia Legislativa do Pará. Até onde sabe o blog Arte Bancária, todos os documentos solicitados ao banco já foram enviados e vamos buscar mais informações para informar corretamente aos nossos leitores. O que é estranho é que a edição do Diário do Pará de hoje, segunda-feira 8, não dá uma linha sobre o assunto que ontem foi manchete no jornal da família Barbalho.
  • Comitê Disciplinar - Dia 4 de agosto, a categoria bancária do Banpará, elegeu no voto direto para o Comitê Disciplinar, colegas Érika Fabíola, JK e Aldo Amador como titulares. E como suplentes: Vera Paoloni, Carlos Santos e Heidiany Katrine.É mais uma vigorosa demonstração de unidade construída na luta e referendada no encontro estadual, a 18 de junho. Muitas lutas vêm pela frente: PCS, campanha salarial, manutenção do Banpará enquanto banco pública, combater o correspondente bancário. Vamos continuar orando e vigiando!
  • Minutas aprovadas -Bancários e bancárias do Pará aprovaram a minuta geral e as específicas (BASA, banpará, BB, Caixa) em assembleia realizada no dia 5, no Sindicato, em Belém.
  • Geral é dia 12 -No dia 12 de agosto, o Comando Nacional, sob a coordenação da ContrafCUT, entrega a pauta de reivindicações aos banqueiros, em São Paulo.
  • Banpará e Basa - Em Belém, no Banpará, a previsão é que a 17 de agosto seja entregue a minuta específica. Igualmente, a específica do Banco da Amazônia será entregue na mesma data, ou data próxima.
  • Caravana de luta - Sindicato dos Bancários do Pará estão em caravana para região sul/sudeste do Estado. hoje, a equipe está em Conceição do Araguaia, que fica a a 1.400 km da capital. Pelo time da Articulação Bancária integram a valente caravana: Heidiany Katrine, Fernando Bosco e Alan Rodrigues.
  • Correspondente bancário -Dia 16 de agosto, é a data da audiência pública que irá debater o projeto de Decreto legislativo (PDL) nº 214/2011, do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP). O PDL de Berzoini suspende as recentes resoluções do Banco Central que ampliam as funções dos correspondentes bancários. O relator do projeto é o deputado Rui Costa (PT-BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...