sexta-feira, 17 de junho de 2011

Por que é preciso lutar pra subir o piso salarial - Campanha nacional 2011 I

Um estudo do Dieese aponta que a composição da remuneração de um trabalhador bancário é feita da seguinte forma:

  • 55,3% de remuneração fixa direta,
  • 29,3% de remuneração fixa indireta
  • e 15,4% de remuneração variável.

Pra entender bem o que é isso, saiba que:

A remuneração fixa direta é aquela recebida regularmente pelo trabalhador sem qualquer vínculo a um gasto específico ou ao desempenho econômico da empresa. São considerados como remuneração fixa direta: salário, 13º, férias, descanso semanal remunerado (DSR).

A remuneração fixa indireta está relacionada ao pagamento está relacionada ao pagamento mediante um determinado gasto específico, como por exemplo: auxílio alimentação, vale transporte, auxílio creche, etc...

A remuneração variável é aquela que está relacionada ao desempenho da atividade econômica e é paga ou não de acordo com critérios normalmente pré-estabelecidos. São considerados como remuneraçãovariável: PLR, comissões e abonos

Veja este exemplo:

Ou seja, hoje o peso da remuneração variável é muito grande. Em 2010 um(a) bancário(a) que recebe o piso da categoria tem 15% da sua remuneração total sob a forma variável. Em 1995, quando a PLR foi estabelecida na CCT- Convenção Coletiva de Trabalho, esse percentual era de 5%.

Vejamos esse peso da remuneração variável para a vida de um caixa, por exemplo:

Vamos imaginar que o caixa ganhe 1.500,00 reais por mês. Acrescido ao tíquete de 600,00 + vale transporte + tíquete refeição + PLR = PCR + PLR adicional = se pegar tudo isso e dividir por 12, vai dar uns 3 mil reais por mês, que é a remuneração.

Mas o caixa não não recebe isso mensalmente. Recebe em março e mais o 13º.

Agora, se for demitido, a rescisão vai ser não sobre 3 mil e sim sobre os R$1.500,00. E seo caixa do exemplo tiver a felicidade de chegar até a aposentadoria, vai ter uma quebra brutal na remuneração. De 1.500,00 pra 1.100,00, 1.200,00 e com um enorme agravante: vai passar a pagar plano de saúde. Que, pela idade, deve levar um enorme percentual de seu orçamento.

Ou seja, a remuneração de hoje impacta na vida futura.

O exemplo mostra o quanto é importante debater o quanto o item REMUNERAÇAO é no local de trabalho com os bancários e também durante a conferência estadual, nacional. E que é fundamental, nesta campanha nacional 2011, que avancemos além do índice de reajuste e da PLR.

Além de remuneração e emprego, os temas Saúde do trabalhador e condições de trabalho. Segurança bancária e Sistema Financeiro Financeiro Nacional estarão em debate amanhã 18, sábado, na 6ª Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do Pará.

Não falta! A 6ª Conferência terá também a participação dos companheiro Miguel Pereira (diretor da ContrafCUT) e Avelino (presidente da valorosa FETEC-CN). O evento acontece na UEPA, a partir das 8:30, na UEPA da Enéas Pinheiro, Marco- Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...