segunda-feira, 13 de junho de 2011

Construída no debate e participação a minuta do Banpará. Tem que respeitar essa história de resistência e luta!



Neste sábado 11 dejunho de 2011, ocorreu o 6º - e não o 3º - Encontro Estadual dos Bancários do Banpará e mais uma vez a categoria demonstrou o forte sentimento e história de resistência que tem caracterizado o processo de organização e luta do bravo funcionalismo do Banpará.

O Encontro do Banpará foi, até agora, o evento sindical da categoria na Pará mais representativo, além de extremamente participativo. Ao todo 46 delegados inscritos e mais quatro que não chegaram a tempo do credenciamento, participaram do evento, afora a diretoria do Sindicato, Fetec-CN, ContrafCUT e assessorias das entidades.


Foi esse sentimento de resistência que nos fez enfrentar e lutar, sempre na adversidade, a falta de democracia no país e no banco nos idos de 1987; a luta contra a privatização do banco, no período tucano de FHC. E as fortes greves nos últimos tempos sempre contaram com o funcionalismo unido. Pra avançar nos direitos e nas conquistas.


Tem que respeitar a história de resistência e luta do funcionalismo do Banpará que, mais uma vez, neste 6º Encontro mostrou sua força e capacidade de luta, ficando desde as 8 horas da manhã até as 15 horas e debater, construir ativamente cada ponto da pauta de reivindicações.


Dentre outros itens, consta da pauta de reivindicações aprovada no encontro:

  • PCS - promoção para todos agora em 2011 e progressão por antiguidade para todos em 2012. Isso é salário!
  • Comissões - para todos os comissionados, com o maior percentual da recente reclassificação de agências e retroativo a junho/2011.
  • Anuênio - a reivindicação é que seja de R$ 50,00.
  • PLR para todos, incluindo os adoecidos no tempo em que estiverem afastados;
  • Ajuda aluguel - que seja paga a verba durante o tempo em que o funcionário estiver no município, a interesse da instituição;
  • eleição direta de todos os comitês, no conjunto das vagas. Sobre a eleição do Comitê Disciplinar, os três mais votados serão indicados ao banco, pelo Sindicato, como os integrantes titulares do Comitê Disciplinar, memso critério para definir a suplência. As inscrições serão feitas de 15 a 22 de junho. A campanha será feita de forma unificada entre Sindicato, Fetec/CN e Afbepa.
  • presença na mesa de negociação de todas as entidades que representam o funcionalismo: Sindicato dos Bancários do Pará, ContrafCUT, Fetec-CN, CUT-Pará e Afbepa.

Houve ainda um conjunto de propostas que foram encaminhadas à mesa dos trabalhos e que abordam: saúde, segurança, sobreaviso, situação de periculosidade, foco nas atividades de tesoureiro, caixa, call center.

Esse conjunto que foram a pauta de reivindicações, a minuta, será mostrada aqui no blog da Arte Bancária. Na íntegra.

Ao funcionalismo do Banpará, e toda a sua história de luta e resistência, nossos parabéns! E a todas as suas entidades representativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...