domingo, 28 de novembro de 2010

O que elas disseram

No relatório "As Mulheres do Mundo 2010: Tendências e Estatísticas", dado aterrador divulgado pela ONU: 30% das brasileiras afirmam ter sofrido, entre 1995 e 2006, algum tipo de violência da parte de seus parceiros.

Veja o que disseram duas sindicalistas:


Mobilizadas sempre

"Nós, da Rede UNI Mulheres, estamos mobilizadas não só neste dia, mas sempre, para combater a violência contra as mulheres".

(Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, a 25 de Novembro, dia definido como o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia.

A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Nas comemorações de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam em 25 de novembro e prosseguem até 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948).

.......................

Mulheres são como água


As mulheres são como água: crescem quando se encontram. Devemos lutar pela liberdade e por nosso empoderamento. Não podemos deixar de ocupar os espaços de tomada de decisão.”

(Domingas Martins do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras, durante passeata na abertura do 5° Fórum Social Pan-Amazônico, em Santarém-Pará, lembrando O Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher . O 5° Fórum Social Pan-Amazônico prossegue até 29 de novembro e tem quatros temas principais: a defesa da Mãe Terra; a soberania para os povos da Pan-Amazônia, direitos humanos; direitos humanos, econômicos, sociais culturais e ambientais, além de culturas, comunicação e educação popular).

...............

Saiba mais sobre Violência Contra a Mulher no site quebreociclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...