segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Por culpa dos bancos, greve geral dos bancários começa nesta terça 18 de setembro. Banpará entra no 14º dia de greve forte e diretoria chama negociação no dia 19

Quer duas razões por que a categoria bancária entra em greve neste dia 18, nacionalmente?

Primeira, os 0,64% de aumento real oferecido pelos banqueiros no dia 4 de setembro. Com 6% de reajuste, o aumento real é pouco menos 0,7% e segundo o “Balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012”, do DIEESE, todas as categorias tiveram 2,23% em média de aumento acima da inflação nos acordos coletivos negociados até junho. Com 0,64% de aumento real, banqueiros oferecem 3,5 vezes a menos que a média nacional! Agora, confira: os seis maiores bancos do país tiveram um lucro líquido no primeiro semestre deste ano de R$ 25,2 bilhões. Resultado diminuído pelo aumento do provisionamento anticrise (retenção de dinheiro), que aumentou 35%, chegando a R$ 39,1 bilhões até junho de 2012.

Não bastasse isso, segundo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a remuneração dos executivos dos quatro maiores bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) será 9,7% superior em 2012. Mais de 60% de aumento em relação aos 6% que oferecem aos bancários. (Clique e leia quais as reivindicações).
Nesta segunda-feira 17 de setembro/2012, Banpará entra no 14º dia de greve forte.Aqui, o time de Marabá/Banpará, frime na greve.

E com a força da greve, diretoria do Banpará chama a 3ª negociação para quarta-feira 19. Matriz do Banpará hoje pela manhã.

Já o Banpará entrou hoje no 14º dia de greve e greve com forte adesão da categoria. Precariamente e pagando diárias aos caixas, a diretoria do Banpará conseguiu abrir duas agências hoje em Belém: a Centro e a Senador Lemos, mas a afluência de clientes foi pequena. Entidades sindicais protestaram fortemente contra a prática antissindical e a música Banquetes rolou solta nos piquetes. (Clique e ouça a música).

À tarde, a força da greve fez a diretoria do Banpará enviar ofício ao Sindicato dos Bancários do Pará propondo negociação para esta quarta-feira 19, às 16:30. Greve continua! (Clique e leia o ofício).
***

Zig faleceu. Nossos sentimentos
Faleceu na madrugada desta segunda-feira, dia 17, em Porto Alegre, a diretora da Fetrafi-RS e do Sindicato dos Bancários de São Borja, Zig Terezinha Schneider de Oliveira. Ela lutava contra o câncer desde 2010. Tinha 48 anos e deixa dois filhos, Bruno e Bernardo. Nossos sentimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...