segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vote NÃO pra manter o Maranhão no mapa da luta

Quebrar a unidade da categoria bancária no Maranhão, duramente conquistada com muitas lutas, greves, mobilizações e processos de resistência. Dividir a categoria e colocá-la no isolamento, essa é a intenção da atual diretoria do Sindicato dos Bancários do Maranhão, ao convocar um novo plebiscito indagando se os bancários querem ou não continuar filiados à CUT – Central Única dos Trabalhadores. Há 3 anos houve a mesma consulta e a categoria disse que NÃO queria sair da CUT. De lá pra cá, não houve mudanças substantivas. Então, por que esse novo plebiscito com a mesma finalidade? Por que essa insistência em dividir, isolar, fragmentar?

O plebiscito começa nesta terça 24 e vai até o dia 26 de maio. Estão aptos a votar no plebiscito, 3.861 associados. E dizer NÃO significa NÃO sair da CUT. NÃO nos isolar. NÃO nos dividir. O SIM só interessa a quem aposta na divisão, no isolamento. É muito bom pra banqueirada, que adora ver divisão na categoria!

Nós, da Articulação Bancária no Pará, nos somamos aos 90% de bancários, bancárias, trabalhadoras e trabalhadores do sistema financeiro de todo o país que estão construindo a unidade dos trabalhadores, para reafirmar:

  • permanecer na CUT é fundamental para manter e ampliar direitos que vêm sendo conquistados nestes 28 anos de existência da CUT.
  • Pois foi nesses 28 anos de luta que a categoria bancária conquistou uma Convenção Coletiva nacional, garantiu que parte do lucro que gerado pelo trabalho bancário fosse distribuído na forma de PLR, conquistou muitos outros direitos que serviram de exemplo para os demais trabalhadores, como a cesta - alimentação, o vale-refeição e, mais recentemente, a licença maternidade de 6 meses e o acordo histórico e inédito no país para combater o assédio moral nos bancos.

Uma de nossas conquistas mais significativas é ter a garantia de que o mesmo salário e os mesmos benefícios que o bancário ou bancária da Avenida Paulista recebe são pagos àquela ou àquele que trabalha em uma agência do Oiapoque ou em Balsas, no Maranhão. É pouco? Categorias muito bem organizadas ainda não conseguiram isso.

Nossa força é a nossa união. Por isso, é hora de:

NÃO SAIR DA CUT,
NÃO NOS DIVIDIR
NÃO AO ISOLAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...