quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tá começando a campanha nacional... E os bancos, ein, só lucro!


Já está começando o aquecimento da campanha nacional da categoria bancária em todo o país. Reuniões, seminários, encontros regionais,e estaduais, tudo vai acumulando mobilização, experiência e construindo a unidade da classe trabalhadora para o enfrentamento com a banqueirada.

Na primeira foto, Heidiany Katrine e Fernando Bosco, diretores do Sindicato dos Bancários do Pará e integrantes da Articulação Bancária, estão percorrendo as agências da região sul/sudeste do Pará, a região de Carajás. No caminho pra Eldorado, os 2 jovens sindicalistas, registram o local em que houve o Massacre de Eldorado dos Carajás.

E como a fase de rufar os tambores para a campanha nacional está em plena temporada, vale a pena relembrar alguns conhecimentos. Vamos a eles.

Sabias que...?
  • o Brasil tem 5.587 municípios e que há 1973 (ou seja, 35,3%) sem qualquer agência ou posto de atendimento bancário, e que a Região Norte é uma das mais carentes?
  • hoje o Brasil tem menos agências bancárias(19.908) para atender a população do que tinha em 1990 (19.996)?
  • havia no Brasil 95.849 correspondentes bancários e hoje esse chega a 165.228?
  • os correspondentes bancários existentes hoje no Brasil estão concentrados no Estado de São Paulo, o mais bancarizado do país?
  • banco é uma concessão pública, ou seja, pra abrir um banco o governo precisa autorizar?
  • o Banco Central está exorbitando de seu poder ao legislar sobre correspondente bancário, precarizando o trabalho, ampliando a exclusão e aumentando o risco de fraude?
  • Os 6 maiores bancos tiveram 43 bilhões de reais de lucro em 2010 e que o crescimento do lucro foi na ordem de 30%, enquanto que a despesa de pessoal dos bancos ficou em apenas 6%?
  • a relação entre tarifas bancária/folha de pessoa na média alcançou 154% em 2010 e que tem banco chegando a 200%? Saca a comparação: há uns 15 anos atrás, a média era de 30% e hoje a média é 154%! Este é o sistema financeiro existente no Brasil!
  • A ContrafCUT, FETEC-CN, o Arte Bancária e o movimento sindical cutista defendem um outro sistema financeiro, com universalização dos serviços, inclusão, respeito aos direitos humanos, trabalhistas e socioambientais? E com participação dos trabalhadores no Conselho Monetário Nacional e no Copom, que é quem define a taxa de juros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...