segunda-feira, 2 de maio de 2011

Teu banco tem boa prática sócioambiental?

Banco é uma concessão pública. Como tal, precisa dar contrapartida para a sociedade em boa prestação de serviços, empregos, transparência, tarifas justas. Boas condições de trabalho aos seus empregados, sem assédio moral e metas abusivas, que tanto adoecem.

No banco em que és cliente ou usuário, sentes essa contrapartida?

De ponta a ponta no Brasil, há montanhas de queixas contra bancos, todas recorrentes e idênticas. Pra saber como estão as práticas sócio ambientais dos bancos, o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) pesquisou e avaliou tais práticas das 6 maiores instituições financeiras do país e mostrou o resultado da Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos. Os 6 bancos pesquisados: Banco do Brasil, Itaú/Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e HSBC. Só o HSBC não respondeu à pesquisa e o resultado do trabalho do IDEC pode ser encontrado neste sítio. E pode ser dado cartão amarelo ou vermelho a cada banco.

A ContrafCUT ajudou o Idec na formulação do questionário da pesquisa e participou do lançamento do estudo, dia 28 de abril, em seminário realizado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. E para o presidente da ContrafCUT, Carlos Cordeiro, “A pesquisa do Idec é uma iniciativa muito importante, porque mostra a grande contradição que existe entre o discurso e as campanhas de marketing e as práticas dos bancos”.

Na pesquisa, 3 principais categorias foram analisadas (consumidores, trabalhadores e financiamentos) e subdivididas em temas. A categoria trabalhadores, por exemplo, foi subdividida em liberdade e negociação sindical, código de ética e de conduta, direitos e benefícios e condições de trabalho. Cada um dos temas analisados ganhou a classificação “muito bom”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “muito ruim”. A mesma forma de avaliação foi usada para as categorias como um todo e para a nota geral. Nesse segmento somente o Banco do Brasil obteve “bom”. Caixa, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco, foram avaliados como “regulares”. O HSBC, como já dissemos, não respondeu à pesquisa.

Par a diretora jurídica do IDEC, Maria Elisa Novais, que abordou a relação entre bancos e clientes, “existe muita venda casada, a venda de planos de aposentadoria para idosos, os bancos não orientam clientes sobre serviços essenciais, não disponibilizam contratos, violam o Código de Defesa do Consumidor e as normas do Banco Central, realizam muita negativação indevida e os contratos têm muitas cláusulas abusivas.

Diálogo efetivo e não lero lero - Já a coordenadora Executiva do Idec, Lisa Gunn, alertou para os perigos do diálogo sem resultados práticos. “Dialogar é importante, fundamental, mas as ideias não se sustentam sem avanços concretos no caminho da verdadeira responsabilidade socioambiental. Mais do que compromissos assumidos nós precisamos de resultados.

Visita o sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...