sábado, 28 de agosto de 2010

É hoje o Dia do Bancário, fruto da luta e da democracia!

É hoje, 28 de Agosto, que a categoria bancária comemora seu dia, o Dia do Bancário. Bancários foram fundamentais para a construção da democracia do país e para a conquista de direitos como melhores salários, PLR, jornada de 6 horas. E tudo começou com uma greve histórica, em 1951 e que durou 69 dias. Os bancários do antigo Banco da Borracha, hoje Banco da Amazônia, participaram desse momento de brava luta que durou 69 dias. Está no DNA da categoria bancária reivindicar, lutar, ousar, avançar!

A greve de 1951 começou porque a categoria não aceitou os 20% apresentados pelos bancos. A greve começou por São paulo e alcançou o Pará, com o banco do Brasil e Banco da Borracha. Os trabalhadores garanturam com a greve 31% e colocaram em xeque a lei de greve do governo Dutra. A greve também lançou as bases para a fundação do Dieese.

Os grevistas enfrentaram forte repressão, mas os banqueiros, que ameaçavam retirar direitos como salário profissional e adicional por tempo de serviço, ficaram surpresos com a capacidade de organização e mobilização da categoria. Após o término do movimento, muitos grevistas foram demitidos e outros transferidos para cidades do interior do Estado, o que teve o efeito positivo de levar lideranças a outros municípios, propiciando a formação de novos sindicatos.

Dieese – A greve de 1951 trouxe outras repercussões importantes, como a criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quatro anos mais tarde. As sementes do hoje respeitado instituto foram lançadas a partir do questionamento dos índices oficiais de custo de vida do governo, que por pressão dos bancários tiveram de ser refeitos naquele ano e pularam inexplicavelmente de 15,4% para 30,7%. O Dieese surgiu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.

CUT – Outro acontecimento histórico lembrado no dia 28 de agosto é o aniversário da CUT (Central Única dos Trabalhadores), fundada durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Numa época em que o Brasil ainda vivia sob o jugo da ditadura militar, o plano aprovado pelos cerca de 5 mil trabalhadores reunidos em São Bernardo do Campo previa lutas pelo fim da lei de segurança nacional e por eleições diretas para presidente.

Pará/Amapá - O Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá promove hoje a Corrida do Bancário em Belém e atividades em Marabá, Santarém e Macapá(AP), na programação do Dia do Bancário.

O Arte Bancária parabeniza essa valente categoria, tão fundamental para a democracia, para a liberdade e na luta por melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...