sexta-feira, 16 de julho de 2010

Transversalizar é combater injustiças

Na categoria bancária, as mulheres são fortemente discriminadas nos salários e funções e, mesmo com aumento do número de vagas nos bancos - fruto da luta e do melhor momento do país -, os banqueiros estão desligando os trabalhadores com maiores salários e contratando com menor salário. Ou seja, sempre no lucro pra eles!

E como a campanha nacional está às portas, é o momento de intensificar a mobilização para ampliar o emprego, ampliar o salário e acabar com a discriminação que sofrem as mulheres, negros e pessoas com deficiência. Pra isso, é preciso conjugar o verbo transversalizar.

E o que é transversalizar?
  • é reconhecer as desigualdades;
  • dar visibilidade para essas desigualdades;
  • deixar de ser uma luta específica para ser geral;
  • buscar medidas concretas para superar as injustiças.
Amanhã, vai rolar o Congresso do Funcionalismo do Banco da Amazônia, aqui em Belém, com participação de bancárias e bancários de todo o país. E na outra semana, no Rio de Janeiro, a Conferência Nacional, que vai traçar a rota da luta desta campanha 2010.

Tanto no congresso do Banco da Amazônia, como na Conferência Nacional, vamos conjugar o verbo transversalizar, lançando um olhar e uma atitude sobre as questões que envolvem gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...