segunda-feira, 20 de maio de 2013

Banqueirada, patronato e velhas mídias tão ganhando algumas disputas na sociedade. Isso exige unidade real do movimento sindical pra continuar conquistando avanços sociais e econômicos. E vem aí encontro das mulheres da Fetec-CN!

Tomate e mentira da inflação alta -"O patronato, com a ressonância da mídia, está ganhando algumas disputas na sociedade. Por exemplo, em relação à inflação. Eles convenceram a sociedade de que a inflação fugiu do controle. E forçaram o Banco Central a aumentar a taxa básica. Usaram o tomate para isso, quando na verdade a inflação hoje é igual à dos últimos oito anos e menor do que era no governo de Fernando Henrique", disse Clemente Ganz, coordenador técnico do Dieese, que  a análise de conjuntura do 24º Congresso dos Funcis do BB de todo o país, reunidos neste final de semana em Sampa, para debater estratégias e plano de lutas da categoria e da classe trabalhadora.
*
Enfrentar o capital - Clemente aponta esse exemplo como um dos grandes temas nacionais sobre os quais os trabalhadores precisam fazer a disputa com o capital, porque são questões que interessam à classe trabalhadora. Outros temas são a educação ("temos de apoiar a tese de investir 10% do PIB na educação), infraestrutura, valorização do salário mínimo, reforma tributária, reforma política, juros, marco regulatório da comunicação, dentre outros.
*
Desafios -E faz um alerta: "Não é uma luta de uma categoria. É de todos os trabalhadores, o que exige grande capacidade de articulação. Estamos numa maratona. Até aqui corremos na reta. Agora começa a subida da ladeira." Ele usou essa metáfora para alertar sobre as dificuldades e desafios que o movimento sindical terá de enfrentar daqui por diante para continuar conquistando avanços econômicos e sociais. 
*
Unidade real -Finalizou: "o momento é importante para os trabalhadores trabalharem sua unidade."Em vez ficarem brigando entre si, as diversas correntes do movimento sindical precisam se unir e brigar com nossos verdadeiros inimigos. Nossos próprios companheiros são mais nossos inimigos do que nossos amigos. Precisamos canalizar essa raiva contra os leões."

Nós e Europa/Estados Unidos - Enquanto na Europa e nos Estados Unidos os trabalhadores lutam para segurar o emprego e não perder direitos, os brasileiros estão ampliando conquistas. Essa situação inédita está sendo possível em razão da pressão do movimento sindical e da política econômica dos últimos dez anos no Brasil. Mas para que os trabalhadores continuem avançando, será necessário ir além das lutas corporativas das categorias e fazer a disputa das grandes questões nacionais, sobretudo o da distribuição da riqueza, o que exigirá do movimento sindical visão estratégica como classe, capacidade de articulação, fortalecimento da unidade e mais musculatura. (Síntese da fala de Clemente Ganz no 24º Congresso dos Funcis do BB. Leia a íntegra aqui.)
*
CUT antenada -Antenada com esse novo campo de disputa ressaltado por Clemente, a CUT nacional e as CUTs estaduais têm feito planejamento por macrossetores e também nas regiões. A região Norte foi a mais recente região que debateu e propõe saídas para um novo rumo de desenvolvimento sustentável e solidário. O planejamento ocorreu dias 14 a 16 de maio, em Belém.

*
Demissões na Celpa e greve - A Centrais Elétricas do Pará(Celpa), que foi do grupo Rede e agora é do grupo Equatorial,após ter sido privatizada no governo tucano em julho 1998, promove demissões imotivadas, após ter lançado um processo de PDV. A categoria, tendo à frente o Sindicato dos Urbanitários do Pará decidiu em assembleia que fará greve a partir do dia 22, para denunciar o caos. Leia aqui o que a CUT.Pará produziu e que permanece atual.
Perdas salariais

Funcis do BB votando as propostas....
** "Sou da Caixa. Faço um Brasil melhor. Sobra trabalho, faltam estrutura e reconhecimento". É esse e muito bom o slogan dos funcis da Caixa que estão reunidos até hoje em Sampa no 29º Congresso Nacional dos Pessoal da Caixa - Conecef. Slogan que retrata bem o sufoco que vivem os colegas da Caixa, em especial os de Altamira e Parauapebas.Pa.

Clica aqui pra ler o que saiu do 29º Conecef, que reuniu 337 delegados em Sampa, sendo 217 homens e 120 mulheres. Delegação do Pará presente, tanto no Conecef quanto no BB!

E clica aqui pra saber o que saiu do Encontro do BB. Em ambos, 

***

Mulheres reunidas -Nesta quarta-feira 22, em Brasília, a FETEC-CN realiza seu 1º Encontro de Mulheres Bancárias. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas de Crédito da região Centro Norte tem filiados 13 sindicatos, desde o Pará, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Brasília, até Barra do Garças/MT, dentre outros.

No encontro, a bancária e deputada federal do PT-DF, Érika Kokay fará uma exposição sobre  “A PEC das Domésticas e os Impactos na Vida das Mulheres” e “Participação das Mulheres na Política”.

Do encontro sairão várias deliberações como a organização do coletivo de mulheres na região. Mais abaixo, a programação. 

Assembleia - E dias 23 e 24, a FETEC-CN reúne sua direção em assemebleia geral para traçar as estratégias de luta do movimento sindical bancário e do ramo financeiro na região Centro Norte!

Borilá, militância!

***
WebFor -E nesta sexta-feira 24, em Fortaleza/CE, o 2º WebFor, que reúne toda a militância midialivrista do país. É de 24 a 26.

AmazonWeb - Em Belém,em 1º e 2 de setembro, o 1º AmazonWeb

***

Programação do 1º Encontro de Mulheres Bancárias da FETEC-CN/CUT/


Dia 22.05.13 no Auditório da CUT/DF (SDS, Edif. Venâncio 5 subsolo loja 14 Brasília DF)

10:00h - Abertura (com as entidades presentes);

10:30h - Dinâmica de apresentação e integração de participantes;

11:00h - Exposição: “A PEC das Domésticas e os Impactos na Vida das Mulheres” e “Participação das Mulheres na Política” – com Deputada Federal Érika Kokay (PT-DF);

11:00h - Debate e reflexões do plenário;

12:30h – Almoço;

14:00h -  “Desafios, limites e perspectiva para a Igualdade de Oportunidades” – com Andrea Vasconcelos, Secretária de Políticas Sociais da CONTRAF/CUT;

15:00h –  “A importância da organização de mais mulheres nos sindicatos” – com Deise Recoaro, Secretária de Mulheres da CONTRAF/CUT;

16:00h - Debate e reflexão do plenário;

16:30h -  Organizativo: criação do coletivo de mulheres e propostas para o Encontro Nacional de Mulheres
Bancárias;

17:00h – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...