quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

São Paulo sem água. E o governo de lá, blindado

No blog do Castagna Maia:

I

800 mil pessoas estão SEM ÁGUA em São Paulo há 3 dias. A repórter da TV Brasil perguntou os motivos ao governador José Serra. E Serra disse que a TV Brasil “está fazendo uma cobertura parcial”, ou seja, apontando um problema que afeta quase 1 milhão de pessoas.

II
A única repórter a perguntar sobre isso, sobre a falta d’agua para 800 mil pessoas na maior cidade da América do Sul, foi a da TV Brasil. O resto da imprensa silenciou vergonhosamente. Isso em São Paulo, o Estado blindado.

III
Francamente, não entendo São Paulo. A cidade é impressionante, pulsa, vibra. Mas a educação é uma tragédia, com suas fraudes na compra de livros didáticos, com suas fraudes na merenda escolar, com seus índices vergonhosos de aproveitamento dos estudante. A saúde pública é uma tragédia, uma vergonha absoluta. A segurança pública é o caos, onde 25% dos delegados estão sendo investigados, onde um delegado pagou 1 milhão de reais para ser o titular da delegacia de narcotráfico porque “dá lucro”, onde o salário de policial é ridículo porque completamente irreal. Onde o transporte é enlouquecedor porque o metrô é limitadíssimo e só alcança poucos lugares, o que acaba congestionando o trânsito de uma forma inacreditável.

IV
Ou seja, os índices de São Paulo são uma tragédia na educação, na saúde, na segurança, no transporte. Tudo indica que o PSDB vai precisar da vaga de prefeito, e, portanto, jogará Cassab, do DEM, para o escanteio. E aí entra a imprensa colocando Cassab em desgraça. Até ontem era tido como um extraordinário e simpático prefeito. Agora, é a mesma imprensa que joga tudo nas costas de Cassab. Não se iluda, não é jornalismo crítico: é jogo político onde a imprensa tomou parte para ajudar na construção da unidade interna do PSDB. Nem era um bom prefeito, nem é essa desgraceira toda. É jogo de imprensa que constrói nomes a partir do nada, e, após, devolve esses nomes ao nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...