sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BANPARÁ antecipa pagamento da PLR para hoje, dia 26


Para a diretora do sindicato e funcionária do BANPARÁ, Odinéa Gonçalves, "a antecipação do tíquete extra será uma forma de demonstrar o reconhecimento aos funcionários do Banco, além de facilitar a vida daqueles que estão precisando de recursos extras para pagar os compromissos de início de ano."


Atendendo solicitação do Sindicato dos Bancários, a diretoria do Banpará resolveu antecipar o pagamento da segunda parcela da PLR, que estava prevista para a segunda-feira, dia 1º de março, para esta sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Assim, fica atendida a expectativa dos funcionários, de verem a PLR creditada antes do final de semana.

No tocante ao tíquete extra, a direção do Banco informou ao Sindicato que não tem como realizar o pagamento ainda nesta sexta-feira, por depender da empresa fornecedora dos tíquetes, mas que está estudando o pleito do Sindicato para antecipar também o tíquete e que dará uma resposta o quanto antes.

Para a diretora do sindicato e funcionária do BANPARÁ, Odinéa Gonçalves, "a antecipação do tíquete extra será uma forma de demonstrar o reconhecimento aos funcionários do Banco, além de facilitar a vida daqueles que estão precisando de recursos extras para pagar os compromissos de início de ano."

COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS REÚNE NOVAMENTE

Os representantes dos trabalhadores e do Banco do Estado do Pará se encontraram na última quarta-feira, 24, às 16h30, no prédio da Av. Pres. Vargas, para mais uma reunião do Comitê de Relações Trabalhistas. Participaram da reunião como representantes dos trabalhadores Érica Fabíola M. Henrique (Diretora de Saúde) e Odinéa Gonçalves (Diretora de Bancos Estaduais), e representado o banco Eline Pereira (Coordenadora), Rosângela Brandão e José Costa Jr.
Os temas em pauta na reunião foram reivindicados por nossas representantes, Érica e Odinéa, e tratados na seguinte ordem: Empréstimo para pagamento de difer ença de caixa; Pagamento de diárias, Reestruturação das agências e PCC - Plano de cargos e Comissões.

Empréstimo para pagamento de diferença de caixa:
Depois de ouvir vários pedidos dos colegas bancários que exercem a função de caixa e tesouraria, a representação do Sindicato reivindicou que o banco viabilizasse empréstimo especial para pagamento de diferença de caixa. Sabemos o quanto é penoso, depois de um logo e estressante dia de trabalho, se deparar com uma diferença a menor em dinheiro e ter que cobrir essa diferença em 48h sob pena de ir parar no comitê disciplinar. Em situações como estas, o trabalhador é obrigado a recorrer a empréstimos no banco, se ainda houver margem consignada, que atualmente é de 30% de sua remuneração segundo a lei 10.820, ou recorrer a agiotas inescrupulosos, tornando um caos a vida desses trabalhadores honestos. Ressalvamos, na reunião, que entendemos que a diferença de caixa é um risco da empresa e que, portanto, nem deveria ser cobrada do bancário. Essa é uma pauta constante das nossas campanhas salariais e que não é atendida pelos bancos.

Pagamento de diárias:
Este assunto foi bem pontual, já que tratou de um pedido feito por um de nossos colegas de agência. O colega se deslocava semanalmente para um PAB localizado em outro município e o Banco nunca lhe pagou as diárias devidas. O colega fez o pedido ao Banco, que até o momento não respondeu. Queremos que banco se posicione quanto ao pedido, e este nos garantiu que dará um retorno breve.
Reestruturação das agências:
Na reunião anterior, do dia 10 de fevereiro, a representação do Sindicato denunciou as más condições de trabalho nas agências, provocadas principalmente pela falta de empregados nas unidades. A carência de mão-de-obra traz, em consequência, a extrapolação constante da jornada de trabalho. O banco se comprometeu a nos entregar, para divulgação, o cronograma das reestruturações que ainda ocorrerão, e garantiu que abrangerá todas as unidades.
PCC - Plano de cargos e Comissões:
Reivindicamos o PCC como ponto de pauta por considerarmos a urgência do assunto. Após a implantação do tão esperado PCS, queremos começar as discussões do aumento das comissões como meio de valorizar mais ainda os trabalhadores bancários do Banpará. No entendimento do Sindicato, todos, inclusive os comissionados, devem trabalhar seis horas diárias.
AVALIAÇÃO
O Banco precisa dar respostas mais ágeis às discussões do CRT, sob pena de frustrar as expectativas dos seus funcionários. O CRT não pode se reunir apenas para discutir os assuntos, sem dar encaminhamento de solução para os mesmos. É o que todos esperam e vamos continuar pressionando o Banco para isso. A agilização do processo do plano de saúde foi um bom exemplo de que o CRT pode ajudar a sanar as demandas dos funcionários.

PRÓXIMA REUNIÃO
A próxima reunião do Comitê de Relações Trabalhistas ficou agendada para o dia 10/03/2010. Caso você possua algum assunto, coletivo ou pessoal, para colocar em pauta no Comitê, basta entrar em contato com os membros do comitê, que são: Érica Fabíola Monteiro Henrique (Diretora de Saúde) e Odinéa Gonçalves (integrante do Comitê Disciplinar), ou pelo site
www.bancariospa.org.br, ou 3344-7755/7700.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...